Como planejar sua aposentadoria por tempo de serviço?
- Yully silva gorostiaga
- 4 de jan. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de out. de 2021
Ao pensar em aposentadoria, tenho certeza que passam várias perguntas na sua cabeça, como:
Será que o INSS concedeu o melhor benefício?
Por qual motivo que o pedido da aposentadoria foi indeferido?
Como faço para ter essas perguntas respondidas? Fácil, leia o texto abaixo, para ter uma noção de como funciona a aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade ou aposentadoria especial
Mas, preciso que você compreenda o que é um planejamento previdenciário.
O que é um planejamento previdenciário?
Ele é uma análise do histórico do tempo de contribuição, do momento certo para solicitar a aposentadoria e as contribuições previdenciárias que o segurado tem direito.
A análise também abrange um estudo de todas as contribuições e atividades exercidas pelo contribuinte ao longo de sua carreira profissional.
Por que eu devo planejar minha aposentadoria?
Através do planejamento você pode evitar problemas futuros e até mesmo verificar se a sua atual situação junto ao INSS está de acordo com a realidade dos fatos, ou seja:
A sua contribuição de HOJE está de acordo com a atividade que você exerce?
As informações que constam em sua carteira de trabalho (CTPS) foram repassadas adequadamente ao INSS?
Se você não consegue responder as perguntas acima, minha sugestão é: Você precisa de um planejamento previdenciário para garantir completamente os seus diretos de aposentadoria.
Você deve conhecer alguém que teve muita dificuldade para conseguir aposentar, isso é muito normal de acontecer, grande parte das vezes, o problema poderia ser resolvido com um bom planejamento previdenciário.
Separei aqui três bons motivos para você se planejar e alcançar a sua aposentadoria:
Antecipar a comprovação de documentos e situações.
Você sabe o que é um CNIS?
O CNIS é um documento que informa todos os vínculos empregatícios que estão na carteira de trabalho (CTPS), e até quais os benefícios que foram solicitados para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
E por que o CNIS é importante para concessão de benefício ou até uma solicitação de outros tipos de aposentadoria?
O INSS se baseia nas informações que o CNIS apresenta. Por exemplo, para solicitar a concessão do aposentadora primeiramente o INSS irá verificar:
Se a pessoa completou o tempo de carência, que é 180 meses;
Se a pessoa completou o tempo de serviço
Importante te lembrar o tempo de contribuição para a aposentadoria é o seguinte:
Para mulheres – 30 anos;
Para homens – 35 anos;
Após a verificação dos itens acima acontecerá a concessão da aposentadoria.
Talvez você tenha achado que o procedimento é super simples, mas como mencionei acima, é comum o CNIS conter erros. São erros dos mais estranhos e variados possíveis.
Fato é que toda a sua documentação e informações precisam estar comprovadas para que você atinja o seu objetivo: A sua aposentadoria.
Por isso, através do Planejamento Previdenciário, é possível evitar esse tipo de problema na hora de solicitar sua aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de serviço ou aposentadoria especial, pois se o CNIS estiver correto, você terá percorrido mais da metade do processo.
Analisar situações que reduzem seu tempo de contribuição.
O segurado que ficou exposto a agentes que prejudicam a sua saúde ou integridade física tem direito ao tempo especial de contribuição para alcançar a sua aposentadoria.
Isso porque a contagem de tempo para esses tipos de casos é diferente, sendo que o tempo de contribuição para aposentadoria para essas pessoas é de 25 anos trabalhados em ambiente insalubre.
Perceba que o segurado que trabalha com agente nocivo tem uma diminuição no tempo de contribuição, diferente do segurado que não trabalha sob essa exposição, que depende de outros requisitos para se aposentar, o contribuinte que está exposto ao agente nocivo sendo homem ou mulher, completando 25 anos de tempo de contribuição já consegue concluir a primeira etapa.
No entanto, para comprovação desse período especial o segurado deverá apresentar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que é um documento fornecido pela empresa em que o segurado trabalhou com agente nocivos.
Talvez você nunca tenha visto um documento de “Perfil Profissiográfico Previdenciário”, entenda: este é um motivo para que você procure um profissional da área para que lhe auxilie tanto com o documento acima mencionado como também com documentos fundamentais como:
DIRBENN8030;
DSS-8030;
DISES BE5235;
SB-40
Siglas de difícil compreensão para quem não é da área, mas como dito, fundamentais para alcançar a aposentadoria especial.
Importante te avisar que se os documentos acima não estiverem preenchidos corretamente, a aposentadoria poderá ser indeferida e a contagem pode ser feita de forma errônea.
Imagine que situação difícil, você completando o tempo de serviço, tendo assim alcançado o direto à aposentadoria, mas que por um erro no preenchimento de documentos fundamentais, você não poderá aposentar, aqui está mais uma razão para que você contrate imediatamente um Planejamento Previdenciário.
Aposentar com o valor mais adequado para a sua realidade.
Com a reforma previdenciária, o segurado fica na dúvida de qual é o melhor benefício, e, sabemos que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deveria conceder o benefício mais vantajoso para segurado, no entanto, não é isso que acontece.
Embora o INSS disponibilize a informação do tempo de serviço para o contribuinte verificar qual o benefício terá direito, o site “MEU INSS” não apresenta informações suficientes e claras para que o profissional tome uma decisão sobre a sua aposentadoria.
Sendo assim indispensável a participação de um profissional qualificado e conhecedor do assunto para que seja traçada uma estratégia para alcançar a opção mais vantajosa e justa de aposentadoria.
Investir e se planejar agora poupará muitas dores de cabeça no futuro e decisões mais acertadas para seguir rumo a sua aposentadoria, seja aposentadoria por tempo de serviço, aposentadoria por idade e até mesmo a aposentadoria especial.
Quando nos preparamos para algo somos mais assertivos e não precisamos nos preocupar com imprevistos e problemas de “última hora”.
Espero que o conteúdo aqui publicado tenha lhe ajudado a tomar uma boa decisão para o seu futuro.
Se ficou alguma dúvida você pode me mandar um e-mail: yuadvogada@gmail.com

Comments