O simulador do INSS é confiável para calcular aposentadoria especial?
- Yully silva gorostiaga
- 4 de jan. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 18 de mai. de 2021
O tema de hoje é específico para você que trabalha com exposição a periculosidade ou insalubridade.
Claro que vou comentar sobre o simulador do INSS, para isso preciso saber:
Você sabe o que significa periculosidade e insalubridade?
Se não souber responder essa pergunta, não tem problema! Veja abaixo a explicação:
Periculosidade: são os trabalhadores que exerce uma atividade que expõe a uma constante condição de risco de morte. Por exemplo: energia elétrica, radiação ionizante, contato com substâncias inflamáveis etc.;
Insalubridade: são atividades e operações cuja condições ou métodos de trabalho venham a expor os trabalhadores a situações de risco ou agente nocivos à saúde, como por exemplo, ruído contínuo, vibração, frio, umidade etc.
Agora que você tem uma noção do que é exposição a periculosidade e insalubridade, tenho outra pergunta:
Você sabe o que é tempo especial ou como adquirir esse tempo?
Se passou essa dúvida na sua cabeça, não tem problema, porque nesse texto vou explicar esse detalhe.
E não podemos esquecer, quanto é importante o planejamento previdenciário, para estar solicitando aposentadoria especial, aposentadoria por tempo de serviço e aposentadoria por idade.
Como posso adquirir o tempo especial?
Para adquirir o tempo especial, você tem que estar exposto a periculosidade e insalubridade, pois essas atividades são prejudiciais à saúde e a integridade física.
Se você trabalhou com atividade exposta a periculosidade ou insalubridade, terá direito ao reconhecimento do tempo especial, claro que, não são todas as atividades, por isso aqui vai alguns exemplos das atividades que podem estar no rol das exposições, sendo elas:
Enfermeiros,
Médicos,
Dentistas,
Engenheiros,
Eletricistas,
Frentista em posto de gasolina,
Bombeiros
Técnicos em radiologia
Metalúrgicos,
Profissionais que atuam na caça, pesca agricultura, entre outros.
Acima vemos alguns exemplos de profissões, que podem ser considera como tempo especial. Se for o seu caso ou tiver dúvida se a profissão que trabalhou pode estar sendo considera como tempo especial, esse é o momento de procurar o planejamento previdenciário.
No planejamento previdenciário, consegue verificar a profissão que considera como tempo especial e a conversão de tempo especial para comum, que no momento que for solicitar aposentadoria poderá ver a vantagem na aposentadoria por tempo de serviço, aposentadoria por idade ou aposentadoria especial.
Você sabe como é realizado a contagem de tempo especial para aposentadoria?
Como pode observar, que a atividade especial tem a contagem diferencial, só que para ser realizado a contagem ou considerar o período como especial, será necessário analisar alguns documentos, sendo eles:
Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP,
Carteira de Trabalho – CTPS,
Laudo Técnico Ambiente – LTCAT entre outros.
Claro que existe outros tipos de documentos, para comprovar atividade de trabalho como especial, como já informado no artigo anterior, se tiver curiosidade para ler click aqui: https://yullygs.jusbrasil.com.br/artigos/941923033/como-planejar-sua-aposentadoria-por-tempo-de-servico
No momento que for analisado, que você trabalhou como atividade exposta a periculosidade ou insalubridade terá a vantagem na contagem de tempo de contribuição, por ser diferencial a contagem, sendo o tempo de contribuição em 25 anos.
Por isso, que primeiramente terá que analisar se você é mulher ou homem, para realizar o cálculo e verificar em qual você pode se encaixar, e assim, poderá ser reconhecido como tempo especial. Claro que, o reconhecimento de tempo especial ajudará você ter a concessão da aposentadoria especial, aposentadoria por tempo de serviço ou aposentadoria por idade.
Mas, não pode esquecer a vantagem que o tempo especial pode trazer a você, que seria a conversão de tempo especial para comum, se for o seu caso, o ideal é fazer o planejamento previdenciário.
Por esse motivo, que é importante estar fazendo o planejamento de aposentadoria, que ajudará para a concessão de aposentadoria ou na revisão de benefício.
Por que o simulador do INSS não é confiável?
Essa é uma pergunta que você deveria estar fazendo. Se você é um contribuinte do INSS que trabalhou com atividade com periculosidade ou insalubridade.
Não confie no simulador do INSS, por qual motivo?
Abaixo vou explicar o motivo que não pode confiar no sistema do MEU INSS, sendo eles:
O simulador do INSS faz contagem para tempo comum, que são aposentadoria por tempo de serviço e aposentadoria por idade;
Se o seu caso for atividade especial, o simulador não vai mostrar que tem direito a aposentadoria especial;
E ainda, não faz conversão de tempo especial para comum.
Talvez, você se perguntou: Por qual motivo o simulador não realiza o cálculo de tempo especial?
Por não ter provas documentais para comprovar que você estava exposto a periculosidade ou insalubridade, por esse motivo, que é necessário que entregue ao INSS todos os documentos (que foi citado acima) para comprovar o tempo especial.
Em virtude disso, o cálculo do simulador não é confiável, por motivo, que sistema de cálculo só considera o tempo comum, sendo assim, a melhor opção é que você realize o planejamento de aposentadoria para evitar surpresas desagradáveis na hora de pedir a aposentadoria por tempo de serviço, aposentadoria por idade ou aposentadoria especial.
Espero que o conteúdo aqui publicado o tenha ajudado a tomar uma boa decisão para o seu futuro.
Se ficou alguma dúvida você pode me mandar um e-mail: yuadvogada@gmail.com
Tenho certeza de que o texto poderá ajudar você e algum familiar ou amigo, por isso não deixe de compartilhar e ajudar outra pessoa!

Comentários